top of page

Era uma vez... plurilíngue! - #1

Quando eu engravidei comecei a me perguntar qual(s) cultura(s), qual(s) língua(s) meu filho iria se identificar? Brasileiro, Alemão ou Americano? Ele teria uma preferência em falar português, inglês ou alemão?!...


Primeiro encontro do Saudade*PLH na biblioteca municipal de Praga - Korunní. Os encontros eram chamados de: Lá vem a história! Janeiro de 2018
Primeiro encontro do Saudade*PLH na biblioteca municipal de Praga - Korunní. Os encontros eram chamados de: Lá vem a história! Janeiro de 2018

Tudo começou assim que eu engravidei e me dei conta que meu filho estaria crescendo e vivendo num contexto plurilíngue e pluricultural. Meu esposo e eu morávamos nos Estados Unidos e já convivíamos com pessoas de várias partes do mundo. As pessoas que conhecíamos falavam outras línguas além do inglês. Os lugares que frequentávamos eram rico em culturas e diversidade.


Eu comecei a me perguntar qual(s) cultura(s), qual(s) língua(s) meu filho iria se identificar? Brasileiro, Alemão ou Americano? Ele teria uma preferência em falar português, inglês ou alemão?!...



É necessário informar-se sobre o bilinguismo

Foi (e ainda é!!) MUITA leitura e estudos. Uma busca pra entender identidade. E gente, já se passaram 4 anos e tem muita coisa pra continuar lendo e aprendendo.


Comecei então por onde acredito ser o lugar mais transformador: dentro de mim mesma.

Se eu queria que meu filho, no mínimo, falasse português, eu, estava fazendo isso? Quanto tempo mesmo que já morava fora do Brasil? Pois bem. Apertei o cinto e fui me REconectar com a língua portuguesa, com minha história, com minhas raízes e tudo aquilo que fazia parte de quem eu sou.



Nasce uma missão

Durante essa caminhada e as muitas aventuras da vida, chegamos em Praga, na República Tcheca. Êita que país lindo minha gente! Que saudade viu. E foi bem ali, rodeada de tantas outras pessoas maravilhosas que tive a honra de compartilhar minha vida, que o Saudade- Português como Língua de Herança & Lá vem a história- Clubinho de Leitura em Praga nasceu. E como se diz lá no interior de São Paulo, cheguei com tudo! Cheguei com café marcado com outras mães, com horário marcado na biblioteca e os poucos livros na língua portuguesa que possuía. Eu literalmente nem tinha endereço, mas sabia o que eu queria. E nos muitos encontros e conversas que tive eis que dei de cara com minha missão - aquela coisa que faz seu coração bater!: criar um lugar onde todas as famílias pluriculturais pudessem se encontrar pra celebrar, manter e promover a(s) língua(s) de herança.


Esforço. Muito esforço & dedicação é necessário para manter uma língua de herança.

Não tem glamour não minha gente! Dá mesmo um trabalhão!! E mesmo assim abracei essa causa de todo coração. Porque faz parte da minha caminhada, porque faz parte de muitas outras famílias também.


Por essas e muitas outras razões o Saudade PLH está aqui. Pra mim, pra você, e para todas aqueles que vivem uma vida plural. Para que nossos filhos não fale “só” português, mas que sintam orgulho desse legado linguístico-cultural que podemos proporcionar pra eles.


Êita que tem muita coisa pra falar!! Estou muito feliz de estar aqui dividindo nossa história. Mas hoje ficamos por aqui.


Obrigada por fazer parte dessa história de uma forma ou de outra.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page